Pular para o conteúdo principal

Sobre certificações Scrum

Você já sabe o que é scrum (sabe que não é só aquela jogada do rugby) e está pensando em tirar sua certificação.


OK... nem todo mundo conhece. Não se preocupe. Ninguém sabe tudo mesmo.
Então,  dê uma olhada nessa página da wikipedia se você quer saber sobre o framework de desenvolvimento de software (e gerência de projetos) ágeis. Mas se você ficou curioso e quer saber sobre a jogada do rugby, veja esse outro link, também da wikipedia.

Eu tirei a minha certificação de Scrum Master há pouco tempo.
Vou tentar ajudar resumindo como fiz minha escolha.

Quais são as empresas que emitem a certificação scrum?

Minha pesquisa me levou a 3 empresas habilitadas para emitir certificação Scrum.

  • Scrum.org, organização mantida por  alguns dos criadores da metodologia scrum.
  • Scrum Aliance, que se autoproclama a maior e mais influente organização de certificação da comunidade 'ágil', também mantida por criadores da metodologia.
  • Study Scrum, que escreveu o SBOK, Scrum Book of Knowledge e possui uma série de outras certificações além do Scrum.
De cara, dei 1 ponto para Scrum.org e 1 para Scrum Alliance por serem empresas fundadas e mantidas por idealizadores do framework.

Documentação

Imediatamente, o que me passou pela cabeça foi a analogia entre SBOK e PMBOK. Daí, imaginei que se escreveu o SBOK, a StudyScrum deve ser boa. Afinal, o PMBOK é um guia super completo e consistente. Mais tarde, notei que também existe o Scum Guide, da Scrum Aliance. Mas, como imaginei, o SBOK me pareceu bem mais completo.

1 ponto para StudyScrum, e todos empatados, cada um com 1 'gol'.

A grana é curta. Eu precisava escolher 'com sabedoria'. :-)

Eu procurava a certificação de Scrum Master. Mas, além das diferentes empresas e formas de certificação, também havia o papel do Product Owner. 
Acabei ficando com um pouco de dúvidas sobre o que deveria escolher como minha primeira certificação.

Daí, notei que StudyScrum oferece uma certificação bem básica chamada Scrum Fundamental Certification (SFC), online e gratuita. Estudei e fiz a certificação.
Então pude ter mais clareza e escolhi consciente que queria fazer a certificação para Scrum Master.

DICA: Recomendo esse curso e certificação. É o 'ponta pé inicial', o V0... É o conhecimento básico que irá te esclarecer o que, de fato, é o Scrum e que caminho tomar daqui pra frente.

As certificações

Agora, depois de ter uma boa noção sobre scrum e com a primeira certificação na mão (na verdade é virtual e está na nuvem), voltei a atenção para as diferentes certificações oferecidas pelas 3 empresas.
Cada uma oferece uma trilha razoavelmente diferente.

A scrum.org parece mais simples e oferece 6 certificações, sendo 3 de fundamentos, uma para cada papel (SM, PO e Dev), uma para grandes projetos (scaled), 1 para kambam e mais uma para liderança em projetos ágeis.
  • Professional Scrum Master;
  • Professional Scrum Product Owner;
  • Proffessional Scrum Developer;
  • Scaled Professional Scrum;
  • Professional Scrum with Kambam;
  • Professional Agile Leadership.
A Scrum Alliance tem u ma estrutura de certificações bem mais complexa. Também oferece 3 níveis de certificação:
  • Fundation and Advanced Certifications, com 9 cursos, 3 para cada papel (SM, PO e Dev);
  • Elevated certifications, com 3 cursos, para quem quer treinar pessoas;
  • Agile Leadership, com 2 cursos.
A ScrumStudy oferece 8 certificações. Duas, de nível introdutório, são opcionais. 3 fundamentais, uma para cada papel (SM, PO e Dev), 2 avançadas para SM e PO e uma para 'experts'.
  • Scrum Fundamentals Certified (opcional, mas eu recomendo);
  • General Agile Certified (opcional);
  • Scrum Developer Certified;
  • Scrum Master Certified;
  • Scrum Product Owner Certified;
  • Scaled Scrum Master Certified;
  • Scaled Scrum Product Owner Certified;
  • Expert Scrum Master Certified

Nesse quesito, eu achei a scrum.org simples demais e a Scrum Alliance complicada demais. Então, dei 1 ponto para StudyScrum, que me pareceu mais equilibrada. Além disso, temos um bônus por ser uma jornada que já havia sido iniciada.

A grana é curta! (2a parte)!

Como já está evidenciado até aqui, a tendencia seria fazer a certificação SMC, da ScrumStudy.
De fato, escolhi essa, mas ela não foi a mais barata. A complexidade da Scrum Alliance e os programas dos cursos, me fizeram acreditar que eu necessitaria fazer mais de uma certificação para obter o mesmo nível de conhecimento que o SMC. A soma dos cursos da Scrum Alliance seria mais cara do que esse único curso da ScrumStudy. Além disso, o curso da Scrum.org era o mais caro, apesar da estrutura simples de certificação.

BÔNU$ !!

Depois que fiz a certificação gratuita, a SFC, a empresa ScrumStudy ficou me enviando vários emails
com promoções para eu seguir em frente e contratar uma certificação paga.
Ignorei as primeiras, com preço cheio. Enquanto eu os ignorava, enviaram descontos progressivamente de cerca de 20%, 50% e 80%. Foi quando eu aproveitei e fiz a certificação com 80% do preço original.

ATENÇÃO !!

O que a ScrumStudy vende não é a prova de certificação ou o curso... É uma ASSINATURA!! Então, fique ligado e, após conseguir a sua certificação, desabilite sua assinatura, ou você será cobrado mensalmente.

Últimas considerações

Um: Não cheguei a pesquisar sobre a forma de aplicação das provas. Só me certifiquei de que a minha escolha (SMC, da ScrumStudy) seria feita online, sem a necessidade de deslocamento para um centro qualquer.
Se você decidir por outra instituição, verifique se as provas são on-line, ou não.

Dois. Neste texto, curso é equivalente a certificação. Todas as empresas oferecem os cursos atrelados às suas respectivas provas de certificação.



O recado era esse. Espero ter ajudado.

Se você quiser, siga os links, faça sua pesquisa e deixe seus comentários e conclusões para enriquecer essa dica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso modelo escolar é ultrapassado! O que fazer?

Ensinamos hoje como se ensinava a 100 anos atrás! Foto divulgada no site  http://paranaempresarial.com.br/o-antigo-modelo-de-grupo-escolar-no-brasil/ Isso parece normal? E como se não bastasse, no Brasil, temos crise na educação.  Enquanto as escolas particulares só pensam em lucro, as públicas estão falidas, quase esquecidas, e sofrem com o descaso.  Para que servem (de fato) a maioria das escolas públicas no Brasil? Para manter o povo cada vez mais  ignorante ;  cada vez mais  tolerante ;  cada vez mais  manobrável ! E o que podemos fazer para consertar isso? Votar? E continuar sendo enganado? Colocar um bilhetinho na caixa de sugestões? E ser solenemente ignorado? Abrir nossas próprias escolas? E sofrer com burocracia de empresário brasileiro?

Meu filho só quer saber de minecraft e youtube!!

Estou na luta, tentando acertar na criação dos filhos. Meu filho Ian ainda é muito novo. Está na fase de jogar minecraft e ver (muitos) vídeos de outras pessoas jogando vários jogos, especialmente, minecraft. O problema é que ele faz isso em qualquer tempo que seja possível. Não importa se é no computador, tablet ou celular. Não importa se é em casa, no consultório, no carro e, se eu deixar, até andando. E agora, no período de férias, ele esteve se curando de um tímpano estourado e uma operação de fimose. Receita perfeita para ele passar o dia inteiro na frente de alguma telinha. Além disso, não tem horário para dormir nem para acordar. Sempre acorda tarde e dorme tarde. <Abre parênteses...> Tirando hoje... Ontem ele descobriu um app, um maldito despertador, e disse que ia programar para as 6h da manhã! E cumpriu! KCT! Estou de férias!!! Pontualmente, às 6h da manhã ele me acordou, todo sorridente, dizendo:  "Pai, são 6h da manhã. Faz meu leite?" Fazer o q...

Educação dos japoneses

Ontem vi uma reportagem sobre educação no trânsito e sobre como os japoneses estão reduzindo os índices de acidentes lá no Japão. Ainda na escola, as crianças assistem a encenações de situações erradas no trânsito (que causam acidentes) e como deveria ser o correto, evitando os acidentes. Se bem que no caso deles dá pra fazer a frase ao contrário.... As crianças assistem a encenações de situações corretas no trânsito e como seria a errada! O que me chamou a atenção, além do assunto da reportagem foi que nas encenações, um monte de crianças ficam ali, paradinhas, enfileiradas, respeitando uma faixa branca pintada no chão. Essa faixa separa a platéia do "palco". Observem a palavra "respeitando"! Elas não ousam passar de seus limites. É a educação japonesa! Seria tão bom se fosse assim aqui no Brasil também. Vamos voltar a educar nossos filhos! Para quem ficou interessado, a reportagem está nesse link. http://globoplay.globo.com/v/4713596/