Pular para o conteúdo principal

Meu amigo sertanejo

Quando eu aina estava no pré-vestibular (faz muito tempo), o professor de português e redação solicitou que completássemos um texto que começava assim: "O sertanejo alongou os olhos pelo horizonte. As várzeas, a caatinga...".

Sempre achei que foi uma das melhores coisas que já escrevi até hoje.
Relendo o texto hoje, acho que parece coisa de adolescente, mas continua legalzinho.
E você? O que acha?



MEU AMIGO SERTANEJO

O sertanejo alongou os olhos pelo horizonte. As várzeas, a caatinga, o gado, o casebre e ele.  Todos, muito sofridos, ferviam na imensidão de terra árida.  O Sol, que se encontrava exatamente acima de sua casa, não parecia um Rei; mas um ditador, que faz nossos corpos parecerem um emaranhado de pedaços de pau cobertos com um pano surrado.
Quando choveu - há mais ou menos 4 meses - as várzeas (mais verdes), o gado (mais feliz), a casa (lavada) e nós (esperançosos), esboçamos o pouco de vida que há aqui, nesta terra que Deus parece ter esquecido.
Agora, o esboço é da morte.  E, a única coisa que nos mantém vivos é a pouca carne dos ossos dos bois que caem, algumas plantas que sobrevivem encrustadas no solo seco e a ponta de esperança que o sertanejo e eu usamos para vencer as chamas da terra fumegante - o inferno.
Em julho, num dia igual à todos os últimos 120, ele me disse que sonhou com Deus e afirmou que teria que chover naquela semana  -  Ele lhe dissera.
Não choveu. Porém, o calor daquele ditador estava abrandado pelo inverno.  Passaram-se 8 dias desde aquele sonho, e não choveu. Deitamos e rezamos.
No meio da noite, acordamos com um clarão seguido de um estrondo ensurdecedor.  O gado se agitou, as plantas pareciam alegres; a casinha estava sendo lavada novamente. Nós saímos do abrigo de nossos quartos e fomos lá fora.
Lá, o corpo do sertanejo pulava de alegria. Eu o observava com um sorriso largo. A luz da lamparina, vinda da janela, tocava-lhe a face. Ela parecia uma luz divina, a Luz de Deus. Depois de um enorme salto sobre a pequena plantação, ele usou sua voz estridente e gritou olhando para o céu: "Deus nos avisou, amigo."
Meu amigo sertanejo caiu ali mesmo. Seu corpo estava sendo lavado pela chuva e, sua alma, deixando o inferno, se encontrou com Deus.

Alex Galhano Robertson

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso modelo escolar é ultrapassado! O que fazer?

Ensinamos hoje como se ensinava a 100 anos atrás! Foto divulgada no site  http://paranaempresarial.com.br/o-antigo-modelo-de-grupo-escolar-no-brasil/ Isso parece normal? E como se não bastasse, no Brasil, temos crise na educação.  Enquanto as escolas particulares só pensam em lucro, as públicas estão falidas, quase esquecidas, e sofrem com o descaso.  Para que servem (de fato) a maioria das escolas públicas no Brasil? Para manter o povo cada vez mais  ignorante ;  cada vez mais  tolerante ;  cada vez mais  manobrável ! E o que podemos fazer para consertar isso? Votar? E continuar sendo enganado? Colocar um bilhetinho na caixa de sugestões? E ser solenemente ignorado? Abrir nossas próprias escolas? E sofrer com burocracia de empresário brasileiro?

Meu filho só quer saber de minecraft e youtube!!

Estou na luta, tentando acertar na criação dos filhos. Meu filho Ian ainda é muito novo. Está na fase de jogar minecraft e ver (muitos) vídeos de outras pessoas jogando vários jogos, especialmente, minecraft. O problema é que ele faz isso em qualquer tempo que seja possível. Não importa se é no computador, tablet ou celular. Não importa se é em casa, no consultório, no carro e, se eu deixar, até andando. E agora, no período de férias, ele esteve se curando de um tímpano estourado e uma operação de fimose. Receita perfeita para ele passar o dia inteiro na frente de alguma telinha. Além disso, não tem horário para dormir nem para acordar. Sempre acorda tarde e dorme tarde. <Abre parênteses...> Tirando hoje... Ontem ele descobriu um app, um maldito despertador, e disse que ia programar para as 6h da manhã! E cumpriu! KCT! Estou de férias!!! Pontualmente, às 6h da manhã ele me acordou, todo sorridente, dizendo:  "Pai, são 6h da manhã. Faz meu leite?" Fazer o q...

Educação dos japoneses

Ontem vi uma reportagem sobre educação no trânsito e sobre como os japoneses estão reduzindo os índices de acidentes lá no Japão. Ainda na escola, as crianças assistem a encenações de situações erradas no trânsito (que causam acidentes) e como deveria ser o correto, evitando os acidentes. Se bem que no caso deles dá pra fazer a frase ao contrário.... As crianças assistem a encenações de situações corretas no trânsito e como seria a errada! O que me chamou a atenção, além do assunto da reportagem foi que nas encenações, um monte de crianças ficam ali, paradinhas, enfileiradas, respeitando uma faixa branca pintada no chão. Essa faixa separa a platéia do "palco". Observem a palavra "respeitando"! Elas não ousam passar de seus limites. É a educação japonesa! Seria tão bom se fosse assim aqui no Brasil também. Vamos voltar a educar nossos filhos! Para quem ficou interessado, a reportagem está nesse link. http://globoplay.globo.com/v/4713596/